Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Biomedicina e Medicina Veterinária, especialista em Reprodução Humana. Trabalho como embriologista desde 2004, tendo atuado nos maiores Centros de Reprodução Humana da América Latina, com experiência de mais de 5000 casos. Recentemente tive mais um grande motivo para amar e me dedicar ainda mais a minha profissão com o nascimento do meu filho. É um sentimento que desejo para todas as pessoas no mundo e o que eu puder fazer para ajudar aqueles que querem engravidar eu farei. Sendo assim o objetivo desse Blog é de ajudar e informar casais que tem dificuldade de engravidar além de compartilhar novidades e conhecimento com pessoas das áreas da saúde.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Infertilidade Feminina: Fator Tubário

O fator tubário é um dos fatores mais comum de infertilidade na mulher, acomete aproximadamente 30% dos casos.
Muitas pessoas pensam que este fator está associado somente à obstrução das trompas, mas outros fatores também podem influenciar no processo. De modo geral temos as obstruções, as aderências e fatores externos. Em todos eles ocorre um processo inflamatório que danifica ou obstrui a tuba uterina. Entre esses processos estão às cirurgias (não necessariamente só ginecológicas), as infecções, as inflamações, a endometriose, ovulações com hemorragia e etc.
Vamos entender um pouco das funções das tubas uterinas, são elas as responsáveis por captar o óvulo no momento da ovulação para isso elas tem que se movimentar e chegarem até o ovário, ou seja, ao contrário do que muitos pensam elas não ficam paradas.  Nelas acontece o encontro do espermatozoide com o óvulo e é formado o embrião que será transportado até o útero pelos movimentos das tubas uterinas. Nas tubas uterinas é produzido o "leite tubário", um fluído nutritivo que serve de alimento para o embrião se desenvolver até chegar ao útero.

Um erro comum que encontramos no dia a dia ocorre no exame de histerossalpingografia. Nesse exame, se injeta um contraste no útero que preenche a cavidade uterina e as tubas uterinas geralmente para verificar se há alguma obstrução. Muitas vezes, erroneamente observamos que no laudo está escrito dentro da normalidade porque houve passagem do contraste, mas não é possível detectar qualquer movimentação das tubas ou verifica-se que estão em posições altas e fixas significando que não pérvias, ou seja; passa o contraste, mas são fixas diminuindo a chance de captação dos óvulos e conseqüentemente da fertilidade. Esses casos são chamados de fator tubário menor.
Quando ocorre um fator tubário não obstrutivo aumenta a chance de uma gravidez ectópica tubária. A incidência de gravidez tubária na população em geral é de 5% e quando existe um fator tubário menor a chance aumenta para 50%.

A indicação dos tratamentos depende sempre da qualidade das tubas. No coito programado e na inseminação artificial sempre precisamos das tubas íntegras. No caso de obstrução ou laqueadura indica-se a Fertilização In Vitro

Amanhã falarei de outro fator feminino...
Siga-me no Instagram: @embryoforlife

Abraço

13 comentários:

  1. Be, adorei a iniciativa, o blog ficou ótimo.
    beijos Ju

    ResponderExcluir
  2. Oie me encaixei certinho no seu post! Tive uma ectopica e qdo fui fazer a vídeo descobri que a outra estava para cima com aderência e foi solta porém não fluiu com o contraste vou ter que partir para uma fiv! Moro no Mt e vou no Dr Sebastião o mais famoso e conheço vários casos d sucesso e também estou nas mãos de Deus pois creio que Ele já tem esse dia escrito para mim! Sua iniciativa é ótima estou t acompanhando no insta e aqui! Sucesso para vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Renata, tudo bem?! Te desejo toda sorte e que Deus te abençõe em seu caminho!! Vai me dando notícias e qualquer coisa que precisar estou por aqui!! um abraço

      Excluir
  3. Gostaria de saber sobre o laudo da minha histerossalpingografia. Resultado: Trompas opacificadas de forma assimétrica, sendo a esquerda retardada em relação a contralateral. Distribuição loculada do meio de contraste extravasado na cavidade peritonial, com retenção na cavidade endometrial e porção ampolar, sobretudo à Esquerda, durante a prova de Cotté. Impressão diagnóstica: Os achados descritos podem associar-se a tênues aderências peritubárias, com obstrução transitória à esquerda.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber sobre o laudo da minha histerossalpingografia. Resultado: Trompas opacificadas de forma assimétrica, sendo a esquerda retardada em relação a contralateral. Distribuição loculada do meio de contraste extravasado na cavidade peritonial, com retenção na cavidade endometrial e porção ampolar, sobretudo à Esquerda, durante a prova de Cotté. Impressão diagnóstica: Os achados descritos podem associar-se a tênues aderências peritubárias, com obstrução transitória à esquerda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Thaíza, tudo bem? desculpe a demora na resposta. Tudo indica que exite alterações em seu exame sim, com aderências que impedem a tuba uterina de se mexerem e exercerem sua função, assim como obstruções qe impedem o contato de espermatozóide com o óvulo.

      Procure um especialista em Reprodução Humana, para ajudá-la.

      abraço

      Excluir
  5. Bom dia,Fiz um exame de Histerossalpingo e um dos resultados deu:

    - Tubas uterinas pérvias, fixas e com espessamento do relevo mucoso do pavilhão tubário.
    O que isso significa.Estou muito ansiosa.Aguardo resposta e desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia,Fiz um exame de Histerossalpingo e um dos resultados deu:

    - Tubas uterinas pérvias, fixas e com espessamento do relevo mucoso do pavilhão tubário.
    O que isso significa.Estou muito ansiosa.Aguardo resposta e desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,Fiz um exame de Histerossalpingo e um dos resultados deu:

    - Tubas uterinas pérvias, fixas e com espessamento do relevo mucoso do pavilhão tubário.
    O que isso significa.Estou muito ansiosa.Aguardo resposta e desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  8. Oi, fiz o exame histerossalpingografia e o resultado foi:
    Tuba uterina direita fixa em posição alta na pelvecom dilatação distal, apagamento do relevo mucoso e sem peritonização do meio de contraste. Tuba uterina esquerda pérvia tardiamente, fixa enovelada e com apagamento do relevo mucoso. Prova de corte positiva a esquerda, tardia.

    ResponderExcluir
  9. Oque significa ambas as tronpas demostram relevo .mucoso integro ..lembrando sou ligada a 1 e 6meses ..oque signica

    ResponderExcluir
  10. Queria saber oque e ambas as tronoas demostram relevo mucoso integro ..

    ResponderExcluir
  11. Sou ligada a 1 e 6 meses oque significa ambas as tronpas demostram relevo mucoso integro

    ResponderExcluir