Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Biomedicina e Medicina Veterinária, especialista em Reprodução Humana. Trabalho como embriologista desde 2004, tendo atuado nos maiores Centros de Reprodução Humana da América Latina, com experiência de mais de 5000 casos. Recentemente tive mais um grande motivo para amar e me dedicar ainda mais a minha profissão com o nascimento do meu filho. É um sentimento que desejo para todas as pessoas no mundo e o que eu puder fazer para ajudar aqueles que querem engravidar eu farei. Sendo assim o objetivo desse Blog é de ajudar e informar casais que tem dificuldade de engravidar além de compartilhar novidades e conhecimento com pessoas das áreas da saúde.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Infertilidade Feminina: Idade

Finalmente vamos falar sobre a idade, uma grande vilã da mulher moderna. Espero aqui esclarecer a influência da idade na fertilidade.
Hoje em dia ocorre um fenômeno da sociedade moderna no qual a mulher da prioridade aos estudos, carreira profissional, estabilidade financeira, espera do príncipe encantado e etc... Com tudo isso a gravidez se torna um plano futuro e quando resolver ter filhos poderá ter mais dificuldades. É uma corrida contra o tempo, como conciliar a busca pelo sucesso profissional e a realização pessoal de ser mãe e constituir uma família? É realmente complicado e a vida é feita de escolhas...

Muitas mulheres acreditam que enquanto têm ciclos menstruais, ainda ovulam e podem, portanto engravidar. Entretanto isso não é uma verdade.
            Quando a mulher ainda é um bebe dentro do corpo de sua mãe seus ovários contém cerca de 7 milhões de óvulos. Esse número cai para 2 milhões ao nascimento e quando ela atinge a puberdade tem aproximadamente 400.000 óvulos. Aos 37 anos ela apresenta 25 mil óvulos e daí por diante o decréscimo é rápido até chegar à última menstruação chamada de menopausa. Veja o gráfico abaixo:


            Ao contrário do homem que produz os espermatozoides diariamente, como dissemos anteriormente a mulher já nasce com a população de óvulos e esses vão envelhecendo de acordo com a idade da mulher. Com isso, os óvulos são submetidos a todos os fatores nocivos que a mulher se expõe durante sua vida, por exemplo, o álcool e o tabagismo que são fatores tóxicos e prejudicam a qualidade oocitária causando um desarranjo cromossômico. 
         Por esse motivo há um aumento de óvulos com alterações genéticas que poderão levar a formação de uma criança com alguma síndrome genética (Síndrome de Down) ou a alterações genéticas menores principalmente relativas a número, ausência ou troca de partes cromossômicas levando a aneuploidia. Para se ter uma idéia, aos 25 anos 17% dos óvulos de uma mulher possuem algum tipo de alteração genética e com 40 anos essa taxa aumenta para 79% (veja a figura abaixo). As aneuploidias são responsáveis por 65 a 80% dos abortamentos do primeiro trimestre de gravidez.

            


Desse modo, as pacientes com mais de 37 anos estão numa fase com um número menor de óvulos e destes quase 80% não tem qualidade suficiente para evoluir. Também aumentam as chances de abortamento até o 3º mês de gestação devido as alterações cromossômicas.Por isso a chance de uma mulher de 40 anos engravidar, por ano, é de apenas 7%. Se compararmos com a chance de uma mulher com menos de 35 anos, que é de 92% por ano, é muito pouco.
Através da realização de exames pode-se avaliar a “reserva ovariana” e saber se a mulher ainda tem óvulos, assim podemos indicar um tratamento com FIV ou aconselhar a paciente a utilizar da “ovodoação” para engravidar. Nos casos de FIV em que a paciente utiliza os próprios óvulos é indicado a realização do Diagnóstico Genético Pré-implantacional (PGD) para detecção de alterações cromossômicas nos embriões antes de serem colocados no útero materno.
Só falei tragédia até agora né?!?! Aí voces podem me perguntar - então quer dizer que eu não posso mais engravidar aos 40??? Quer dizer que meu óvulo é alterado??? Quer dizer que não tenho mais óvulos???
Calma, calma , calma.... as respostas são Não, não e não! Cada caso é um caso, temos que avaliar um por um, tenho pacientes com mais de 40 que produziram embriões mais bonitos que de mulheres com menos de 30 anos. Tenho pacientes de 30 e 40 anos que não conseguiram produzir um óvulo se quer e recorreram a ovodoação. Tive paciente com 44 anos que resolveu fazer a análise genética dos embriões e todos estavam alterados, outras tinham metade alterados e metades sadios, outras tinham todos normais.... O importante é fazer uma primeira tentativa para conhecermos o seu corpo, sua resposta ovariana e a qualidade dos embriões... se voce não engravidar de cara, teremos vários parâmetros para conduzir o ciclo seguinte.
Estou a disposição para esclarecer as dúvidas, fiquem a vontade!!
Sigam-me também no instagram: @embryoforlife
No próximo post continuaremos com a série Infertilidade Feminina e falarei sobre a Menopausa.
Um abraço fique com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário