Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Biomedicina e Medicina Veterinária, especialista em Reprodução Humana. Trabalho como embriologista desde 2004, tendo atuado nos maiores Centros de Reprodução Humana da América Latina, com experiência de mais de 5000 casos. Recentemente tive mais um grande motivo para amar e me dedicar ainda mais a minha profissão com o nascimento do meu filho. É um sentimento que desejo para todas as pessoas no mundo e o que eu puder fazer para ajudar aqueles que querem engravidar eu farei. Sendo assim o objetivo desse Blog é de ajudar e informar casais que tem dificuldade de engravidar além de compartilhar novidades e conhecimento com pessoas das áreas da saúde.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Infertilidade Feminina: Menopausa Precoce

      
       Mais uma vilã da fertilidade feminina é a Menopausa, que nos mostra mais uma vez como as vezes a cronologia do corpo não é a mesma da vida moderna.



     Para entendermos melhor o processo, devemos lembrar que a primeira menstruação é chamada de menarca, e o período em que a mulher tem atividade ovulatória (fértil) é chamado de menacme. A última menstruação da vida da mulher é chamada de menopausa, e os períodos pré e pós-menopausa, são chamados de climatério. É comum haver confusão e se chamar o período do climatério de menopausa.

     No período da Peri - menopausa ocorre uma diminuição na produção dos óvulos pelos ovários, e o corpo reage enviando mais hormônios para tentar "forçar" o ovário a continuar a produzir óvulos. Nesse período, a mulher tem uma parada na ovulação e na menstruação, e ocorre uma diminuição nos hormônios femininos (estrógeno e progesterona) e aumento dos hormônios responsáveis pela ovulação (LH e FSH). Neste período tanto a ovulação como a menstruação estão presentes, porém de um modo mais escasso. Entretanto, nesse período, a paciente pode engravidar se não houver outros fatores limitantes, para a obtenção da gravidez.

      A maioria das pacientes não apresenta alterações nesse período de transição entre a fase fértil e o climatério, porém algumas pacientes apresentam sintomas como: irritação, dor de cabeça, ondas de calor, distúrbios psicológicos, perda de cálcio dos ossos (Osteoporose), e etc.



       O tratamento do climatério deve ser indicado quando a paciente apresenta sintomas mais intensos como a Osteoporose, ou quando os mesmos prejudicam o seu desempenho nas atividades do dia a dia.

    O tratamento em si é feito através da reposição dos hormônios produzidos durante o período fértil (Estrógeno e Progesterona). Podem ser administrados via oral, vaginal ou através da pele (Transdérmica). Devem ser sempre dados em conjunto para que ocorra uma simulação do ciclo menstrual o que restaura as condições de funcionamento do útero e mantém um nível hormonal sangüíneo normal.

      Mesmo ocorrendo menstruação, a paciente não ovula; uma vez que o ovário não responde mais aos hormônios. Essa paciente não é fértil. Após a menopausa não existe mais nem a ovulação, nem a menstruação, verificou-se que o útero quando estimulado com os hormônios volta a ter a sua função natural servindo tanto para ter uma menstruação como para sustentar uma gravidez.

       Algumas mulheres podem apresentar esses sintomas precocemente - antes dos 40 anos - é quando diagnosticamos a MENOPAUSA PRECOCE. Tem mulheres que podem apresentar isso até mesmo com seus 20 e poucos anos, por esse motivo não conseguem engravidar naturalmente e necessitam de auxílio de técnicas de reprodução assistida. Nesses casos fazemos uma avaliação da reserva ovariana, através da dosagem do hormônio Anti-mulleriano (AMH), que pode nos predizer se com a estimulação ovariana controlada será possível obter óvulos. Por vezes, tentamos a estimulação ovariana para fazer com que essas pacientes produzam óvulos mas tem casos que o ovário não responde de jeito nenhum. Nesses casos recomendamos o uso de óvulos doados.

    Baseado nesse fato, e com auxílio das técnicas de Fertilização In Vitro, foi possível conseguir obter gravidez em pacientes menopausadas. Assim, essas pacientes recebem um tratamento de preparo do útero para poder receber um embrião formado de um óvulo de uma doadora com o sêmen do seu marido conseguindo obter a gravidez. O ciclo da doadora é sincronizado com o ciclo da receptora. A doadora passa pelo processo de indução da ovulação e a receptora recebe medicações para "preparar” o útero para receber o embrião e dar início à gravidez.


    Segundo a Legislação Brasileira, deve haver o sigilo quanto à identidade da doadora e vice-versa. Portanto, parentes não podem ser doadoras de óvulos. De acordo com alguns estudos, a paciente com idade mais avançada a conseguir uma gravidez através da Fertilização In Vitro é uma indiana com 70 anos e no Brasil, com 61 anos. 

Teremos mais um tema da série de Infertilidade Feminina depois falarei sobre Infertilidade Masculina.

Grande Abraço, fiquem com Deus

2 comentários:

  1. ola Dr ...meu nome é Rosana...tenho 41 anos e nunca tive menstruação, meus ovários e útero eram tão pequenos...e a um ano fiz tratamentos com menogo e menopur ...usei duas ao dia...fiz ultra seriadas mas nem cheguei a usar o ovidrel...Porque não tive resultado nenhum ...os médicos não acham meus ovários. ..é possível eles sumirem ??? sonho tanto com essa gravidez. ..é possível eu engravidar? ? obrigada fico no aguardo. ...meu email é naninhalova@gmail.com

    ResponderExcluir