Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Biomedicina e Medicina Veterinária, especialista em Reprodução Humana. Trabalho como embriologista desde 2004, tendo atuado nos maiores Centros de Reprodução Humana da América Latina, com experiência de mais de 5000 casos. Recentemente tive mais um grande motivo para amar e me dedicar ainda mais a minha profissão com o nascimento do meu filho. É um sentimento que desejo para todas as pessoas no mundo e o que eu puder fazer para ajudar aqueles que querem engravidar eu farei. Sendo assim o objetivo desse Blog é de ajudar e informar casais que tem dificuldade de engravidar além de compartilhar novidades e conhecimento com pessoas das áreas da saúde.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Infertilidade Feminina: Síndrome dos Ovários Policísticos

     A Síndrome dos Ovários Policísticos (mais modernamente chamada de Síndrome de Anovulação Crônica) é uma freqüente causa de infertilidade, caracterizada por um aumento do hormônio LH em relação ao FSH, e isto ocorre quando o nível de LH é pelo menos duas vezes maior do que o de FSH. Esta alteração leva a um aumento de androgênios (hormônios masculinos) no ambiente do folículo, em dose não desejada.

     Em 40% das pacientes podemos encontrar ovários micro policísticos ao exame ultrassonográfico (pelo menos dez pequenos folículos, na periferia dos ovários), aumento de pêlos (rosto, mamilos, abdome, nádegas, dorso, etc.), aumento de acne (pelo corpo, mas principalmente no rosto) e aumento de peso. Esses sintomas podem ocorrer em conjunto ou isoladamente.






      Além dessas alterações podemos ter ausência de ovulação (anovulação), espaçamento entre as menstruações (espaniomenorréia) ou diminuição no volume menstrual (oligomenorréia).


      O diagnóstico é feito pela anamnese, por um exame físico, dosagens hormonais e pela Ultrassonografia. Dosagens hormonais mais específicas dos hormônios metabolizados nas glândulas supra-renais podem definir a origem do problema.


     O tratamento de um modo geral visa à restauração da ovulação e a solução de alguns problemas estéticos. Caso a paciente não deseje engravidar utilizam-se os antiandrógenos em forma de pílula anticoncepcional que regula o ciclo e diminui os níveis de Andrógenos.


    Nos casos em que a paciente deseja obter gravidez, se recomenda a estimulação ovariana controlada associada a técnicas de Reprodução Assistida. 

     Nas pacientes de fertilização in vitro, muitas vezes as pacientes com essa síndrome têm que cancelar o ciclo de estimulação ovariana, ou por que não teve uma boa resposta ovariana ou teve uma hiper resposta ovariana produzindo mais de 40 folículos e com grande risco de ter a Síndrome do Hiperestímulo Ovariano. Portanto essas pacientes devem estar cientes de que o médico as vezes leva um tempo para ajustar a dose individual de cada uma, não se frustrem pelo cancelamento do ciclo, continuem firmes que no próximo será melhor que o primeiro e o outro será melhor que o segundo até conseguirem aspirar e transferir os embriões para o útero

Amanhã continuarei com a série de Infertilidade Feminina e falaremos sobre o fator IDADE que é muito interessante....

Grande abraço, Fiquem com Deus...

Nenhum comentário:

Postar um comentário