Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Biomedicina e Medicina Veterinária, especialista em Reprodução Humana. Trabalho como embriologista desde 2004, tendo atuado nos maiores Centros de Reprodução Humana da América Latina, com experiência de mais de 5000 casos. Recentemente tive mais um grande motivo para amar e me dedicar ainda mais a minha profissão com o nascimento do meu filho. É um sentimento que desejo para todas as pessoas no mundo e o que eu puder fazer para ajudar aqueles que querem engravidar eu farei. Sendo assim o objetivo desse Blog é de ajudar e informar casais que tem dificuldade de engravidar além de compartilhar novidades e conhecimento com pessoas das áreas da saúde.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Infertilidade Masculina: Alterações Seminais

        Começaremos a partir de hoje a falar das principais causas de infertilidade masculina e depois darei início a explicação das técnicas que temos atualmente e as indicações de cada técnica. 

        As alterações seminais são detectadas através do exame chamado de Espermograma. Nesse exame verificamos o volume da ejaculação e suas características físico-químicas (cor, viscosidade, pH, aspecto). Microscopicamente analisa-se a quantidade de espermatozóides presentes na amostra assim como a qualidade em relação a movimentação (motilidade), morfologia e vitalidade dos mesmos.

As alterações encontradas neste exame são fundamentais para direcionar o tipo de tratamento para um casal que não consegue ter filhos. Existe mais de sessenta causas para relacionadas à alteração seminal, a mais comum é a Varicocele (veias dilatadas na bolsa escrotal) que promove alterações que danificam a produção de espermatozóides.

            De modo geral, as alterações se caracterizam pela ausência total de espermatozóides (azoospermia) no ejaculado ou uma baixa quantidade (oligospermia), ainda alterações na morfologia dos espermatozóides (teratospermia) e também alterações na motilidade (astenospermia).

            Há casos em que o paciente apresenta boa quantidade de espermatozóides, porém com baixa motilidade, dessa forma os espermatozóides não conseguem chegar até o óvulo naturalmente.
            



                        Os parâmetros normais de um Espermograma são:

            - Volume:                  > 1,5 ml
            - Concentração:       > 15 milhões de espermatozóides por mililitro de
ejaculado.

- Motilidade:             > 32% de graus A+B
                                   > 40% de graus A+B+C
- Vitalidade :             > 58% de vivos

- Morfologia:             > 4% por Kruger


Abraços. Fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário