Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Biomedicina e Medicina Veterinária, especialista em Reprodução Humana. Trabalho como embriologista desde 2004, tendo atuado nos maiores Centros de Reprodução Humana da América Latina, com experiência de mais de 5000 casos. Recentemente tive mais um grande motivo para amar e me dedicar ainda mais a minha profissão com o nascimento do meu filho. É um sentimento que desejo para todas as pessoas no mundo e o que eu puder fazer para ajudar aqueles que querem engravidar eu farei. Sendo assim o objetivo desse Blog é de ajudar e informar casais que tem dificuldade de engravidar além de compartilhar novidades e conhecimento com pessoas das áreas da saúde.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Infertilidade Masculina: Alterações Prostáticas

          A próstata é uma glândula do tamanho de uma castanha de natal que fica localizada logo abaixo da bexiga em volta da uretra e é responsável pela produção de um terço do volume de sêmen ejaculado.



        Alterações na próstata (infecção ou inflamação) estão relacionadas a alterações seminais também, resultando principalmente em uma diminuição no número de espermatozóides vivos e com boa motilidade. Sendo um importante fator de infertilidade masculina.    

Essas alterações podem ser detectadas através do espermograma e da cultura seminal. No Espermograma o volume aumenta numa infecção aguda e diminui numa infecção crônica. A viscosidade está aumentada e o liquido fica mais “grosso”. Além disso, em casos de infecção pode haver cheiro forte, secreção de cor amarelada (pus), avermelhada (sangue), marrom (sangue digerido) ou verde (infecção por uma bactéria chamada Gardnerella).

            O tratamento é feito a base de Antibióticos e anti-inflamatórios.

      Há também outras duas principais doenças da próstata que são: Hiperplasia de Próstata Benigna (HPB) e o Câncer de Próstata (CP).

Em ambas as doenças temos como principal característica o aumento do tamanho da próstata e por conseqüência alguns sintomas são parecidos como: dor e atraso para iniciar a micção, esforço para finalizar a micção, prolongamento do tempo de micção, jato miccional entrecortado dividindo a micção em 2 ou mais tempos, dificuldade para urinar com a bexiga cheia.


O exame mais recomendado para o diagnóstico é ainda o toque retal associado a exames laboratoriais e de imagem.


O tratamento é baseado no controle do crescimento da próstata, uso de medicações ou ainda retirada da próstata, dependendo de cada caso.

Bom carnaval para todos!!! Aproveitem muito mas com responsabilidade!!

Abraços Fiquem com Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário