Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Biomedicina e Medicina Veterinária, especialista em Reprodução Humana. Trabalho como embriologista desde 2004, tendo atuado nos maiores Centros de Reprodução Humana da América Latina, com experiência de mais de 5000 casos. Recentemente tive mais um grande motivo para amar e me dedicar ainda mais a minha profissão com o nascimento do meu filho. É um sentimento que desejo para todas as pessoas no mundo e o que eu puder fazer para ajudar aqueles que querem engravidar eu farei. Sendo assim o objetivo desse Blog é de ajudar e informar casais que tem dificuldade de engravidar além de compartilhar novidades e conhecimento com pessoas das áreas da saúde.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Infertilidade Masculina: Varicocele

É a causa mais comum de infertilidade masculina, acometendo cerca de 20% da população masculina. O nome varicocele vem do grego varicos = varizes e cele = bolsa. É uma doença que acomete 1 em cada 5 homens, e se caracteriza pela presença de varizes na bolsa escrotal. 

Caracterizada pela dilatação e tortuosidade das veias do plexo pampiniforme do testículo. A congestão sanguínea local leva a um acúmulo de substâncias tóxicas e aumento da temperatura local levando alterações oxigenação e nutrição das células responsáveis pela transformação em espermatozoides.


Pode ser uni ou bilateral dividindo-se em 3 grupos, de acordo com o seu grau de desenvolvimento. No grau I a presença da varicocele é detectada somente por exames como ultrassonografia com Doppler. No grau II, ela é detectada no exame médico local (palpação) com manobra de Valsalva (forçar a expiração aumentando a pressão abdominal). No grau III ela é visível a olho nu. Existe uma predominância nítida da ocorrência no lado esquerdo devido à implantação da veia gonadal esquerda.

A presença de varicocele subclínica ainda é bastante controversa como causa de infertilidade masculina.

Seu diagnóstico e facilmente confirmado por ultrassonografia com doppler que demonstra nitidamente as veias dilatadas (veja figura abaixo) associado a refluxo venoso.



A varicocele é responsável por alterações dos parâmetros seminais, devido a um processo inflamatório que ocorre na região, há um aumento de temperatura e de radicais livres que causam alteração da motilidade dos espermatozóides e até morte de alguns.


O tratamento é relativamente simples, mas na maioria das vezes há necessidade de correção cirúrgica, que oferece resultados bastante satisfatórios.

Já aprendemos mais uma das causas né?!?! amanhã falarei sobre uma glândula muito importante no homem e que gera um certo preconceito na população masculina... a Próstata!

Um abraço, fiquem com Deus!!

5 comentários:

  1. ola Dr ...meu nome é Rosana...tenho 41 anos e nunca tive menstruação, meus ovários e útero eram tão pequenos...e a um ano fiz tratamentos com menogo e menopur ...usei duas ao dia...fiz ultra seriadas mas nem cheguei a usar o ovidrel...Porque não tive resultado nenhum ...os médicos não acham meus ovários. ..é possível eles sumirem ??? sonho tanto com essa gravidez. ..é possível eu engravidar? ? obrigada fico no aguardo. ...meu email é naninhalova@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. O meu Esperma sai amarelado e gelatinoso e as vezes muito duro uque pode tá acontecendo doutor se poder me responder por email me respondar por favor e se não poder obrigado pelo mesmo jeito ;-) Andrew.ramosdelima@hotmail.com ou andrewrl2014@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Doutor. Tenho varicocele no testículo esquerdo e histórico de infertilidade. Há esperança para meu caso com o tratamento ou cirurgia de poder engravidar minha parceira.ja que tenho 38 anos?
    arioliveirapessoal@gmail.com
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Olá Doutor. Tenho varicocele no testículo esquerdo e histórico de infertilidade. Há esperança para meu caso com o tratamento ou cirurgia de poder engravidar minha parceira.ja que tenho 38 anos?
    arioliveirapessoal@gmail.com
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir