Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Biomedicina e Medicina Veterinária, especialista em Reprodução Humana. Trabalho como embriologista desde 2004, tendo atuado nos maiores Centros de Reprodução Humana da América Latina, com experiência de mais de 5000 casos. Recentemente tive mais um grande motivo para amar e me dedicar ainda mais a minha profissão com o nascimento do meu filho. É um sentimento que desejo para todas as pessoas no mundo e o que eu puder fazer para ajudar aqueles que querem engravidar eu farei. Sendo assim o objetivo desse Blog é de ajudar e informar casais que tem dificuldade de engravidar além de compartilhar novidades e conhecimento com pessoas das áreas da saúde.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Por que não consigo engravidar???



Se você já parou o uso de anticoncepcionais, tem relações sexuais frequentes há mais de um  ano e ainda não engravidou, provavelmente tem alguma coisa errada e você precisa de ajuda de um especialista!

Por definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), são considerados inférteis os casais que não conseguem engravidar após um ano de tentativa, com ritmo sexual adequado e sem usar métodos anticoncepcionais.

Fique calma(o), isso não acontece só com voce!!! Estima-se que 20% da população mundial de casais terão dificuldade de engravidar. No Brasil, estima-se que sejam mais de 30 milhões de casais.


Mesmo sendo infértil eu posso ter um filho??? Sim! Infertilidade é diferente de Esterilidade, na infertilidade existe um problema em alcançar a gestação que geralmente pode ser corrigido com técnicas de Reprodução Assistida. Na esterilidade, são casos mais complicados como ausência total de gametas (espermatozoides e óvulos) ou ausência de órgãos reprodutivos como testículos, ovários e útero. Para os casos de esterilidade o sonho também pode ser alcançado mas de maneira diferente que comentarei em outro post.

As causas da infertilidade são divididas democraticamente, em 35% dos casos os fatores são exclusivamente masculinos, em 35% os fatores são femininos, em 20% os fatores são de ambos e em 10% não encontramos fatores preponderantes para a infertilidade sendo chamado de infertilidade sem causa aparente ou detectável.

A dificuldade de engravidar de certa forma já faz parte da natureza do ser humano, sabia que as chances de engravidar naturalmente são somente de 19,9% por ciclo menstrual??? Se acumularmos essas chances mensalmente ao longo de um ano,  a chance acumulada é de 92% ao final do ano. Por isso, consideramos a infertilidade somente após um ano de tentativas sem sucesso. Os casais inférteis tem uma chance menor do que essa para engravidar. Por exemplo, uma mulher de 40 anos tem uma chance acumulada de 7% por ano de tentativa.

Por isso a importância de se procurar um especialista em infertilidade e diagnosticar o quanto antes possíveis as possíveis causas e buscar opções de tratamento para a realização desse sonho!! Atualmente com o auxílio da Reprodução Assistida temos tratamentos que aumentam em quase 40% as chances de gravidez por ciclo quando comparadas com as chances naturais. Temos hoje uma taxa de sucesso média de 54% para pacientes que recorrem ao tratamento de fertilização in vitro.

Nos próximos post´s começarei a explicar as principais causas de Infertilidade do homem e da mulher....
 
Não desistam dos seus sonhos!!
 
Abraços


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário