Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Biomedicina e Medicina Veterinária, especialista em Reprodução Humana. Trabalho como embriologista desde 2004, tendo atuado nos maiores Centros de Reprodução Humana da América Latina, com experiência de mais de 5000 casos. Recentemente tive mais um grande motivo para amar e me dedicar ainda mais a minha profissão com o nascimento do meu filho. É um sentimento que desejo para todas as pessoas no mundo e o que eu puder fazer para ajudar aqueles que querem engravidar eu farei. Sendo assim o objetivo desse Blog é de ajudar e informar casais que tem dificuldade de engravidar além de compartilhar novidades e conhecimento com pessoas das áreas da saúde.

segunda-feira, 31 de março de 2014

Aprendendo a Classificação dos Embriões

Olá gente, tudo bem??

Hoje falarei e ensinarei como classificamos os embriões no laboratório, pois tenho visto muitas pacientes que chegam a mim dizendo que foram transferidos bons embriões em sua tentativa anterior em outro local e me mostram as fotos dos embriões. Muitas vezes vemos embriões que eram de má qualidade e não condiziam com a classificação apresentada. Por isso quero ensinar vocês a classificarem os embriões, para que possam saber o que realmente está acontecendo.

A classificação embrionária que explicarei, é baseada em critérios morfológicos e foi baseada de acordo com diversos estudos, que relacionaram fatores morfológicos dos embriões com os resultados de gravidez.

Basicamente avaliamos 3 critérios:

 - Número de Células do embrião: conforme o dia da avaliação o embrião tem que ter um número ideal de células, não pode ter nem mais ou menos células. Por exemplo, um embrião em dia 2 o ideal são 4 células, dia 3 o ideal são 8 células, dia 4 são mais de 16 células - já fica difícil a contagem e damos o nome de mórula e no dia 5 já não conseguimos mais contar o número de células e o embrião atinge o estágio de blastocisto que por sua vez possui outro tipo de classificação mais complexa.

 - Simetria dos Blastômeros: os blastômeros devem apresentar o mesmo tamanho entre si, não é ideal que um embrião de 4 células tenha 2 blastômeros grandes e 2 pequenos, por exemplo.

 - Porcentagem de Fragmentação: a fragmentação que o embrião produz está relacionada a falhas no metabolismo e na divisão celular, seria como se fosse fragmentos de descarte que o embrião produz. Portanto, quanto mais fragmentos um embrião produz de pior qualidade ele é, ao contrário quanto menos fragmento - melhor ele é.

Vamos entender do que estou explicando nessa ilustração abaixo:


Agora vejamos a foto de um embrião igual a ilustração que fiz:


 De acordo com os critérios que mencionei acima, os embriões são classificados em 4 diferentes graduações, A - B - C e D, veja abaixo o que significam:

- Grau A: É um embrião EXCELENTE, não poderia estar melhor! Possui o número de células correspondente com o dia de seu desnvolvimento, células simétricas e possui no máximo 10% de fragmentação. Possui grande potencial de desenvolvimento até blastocisto.

- Grau B: É um embrião MUITO BOM! Possui o número de células correspondente ou próximo do que esperamos para o dia de seu desenvolvimento, possui células simétricas e possui no máximo 20% de fragmentação. Possui um bom potencial de desenvolvimento até blastocisto.

- Grau C: É um embrião BOM! Possui ou não, o número de células correspondente ao dia do seu desenvolvimento, possui células assimétricas e possui até 30% de fragmentação. Possui um potencial regular de desenvolvimento até blastocisto. 

- Grau D: É um embrião REGULAR! Geralmente não possui o número de células correspondente ao dia do seu desenvolvimento, possui células assimétricas e possui mais de 30% de fragmentação. Possui um potencial mais baixo de desenvolvimento até blastocisto, mas pode chegar.

 Vejam ilustração abaixo, percebam o numero de célula, a simetria e a fragmentação:

Quero só fazer uma observação, que esse é um critério apenas morfológico, não avalia se o embrião é genéticamente saudável ou não, também não quer dizer que vá ou não vá implantar e sim que existe maior ou menor probabilidade. Por exemplo, ja tive casos em que transferi 3 embriões de excelente qualidade em que tinha quase certeza que a paciente estaria grávida e não engravidou. Tive casos que transferi 1 embrião Grau D, que lamentei pois queria que a paciente engravidasse e adivinhem!??!?! ENGRAVIDOU!! Moral da história, quando tiver que ser - será e não sabemos nada perto da vontade de Deus!!!

Segue algumas fotos de embriões para voces tentarem classificar, quem quiser arriscar faz um post falando a classificação de cada uma das fotos... no final da semana eu coloco a resposta!!!

A-

B-


D -



Bom início de semana para todos!!! Força, coragem e fé!!! Não deixem faltar nunca isso!!! Só consegue quem acredita e quem tenta.

Abraços

27 comentários:

  1. vamos ver se eu consigo...
    foto A qualidade B,
    foto B qualidade D,
    Foto C qualidade A,
    Foto D qualidade D
    e Foto E qualidade D e gêmeos, rsrsr que confuso

    ResponderExcluir
  2. Olá, Excelente esse post. Será que vc poderia fazer um post do embrião pós transferência, pq existe uma tabela (abaixo) que circula na net sobre o dia a dia pós transferência...será que dá pra confiar?

    Dia 1: O embrião continua a crescer e a se desenvolver, transformando-se de um embrião de 6-8 células para mórula

    Dia 2: As células da mórula continuam a se dividir transformando-se em blastocisto

    Dia 3: O blastocisto começa a sair de sua "casca"

    Dia 4: O blastocisto continua saindo de sua casca e começa a "grudar" (implantar) no útero

    Dia 5: O blastocisto fica ainda mais preso ao endométrio

    Dia 6: O processo de implantação continua

    Dia 7: O processo de implantação está completo e as células que eventualmente se transformarão em placenta e no feto começam a se desenvolver

    Dia 8: O hormônio gonadotrofina coriônica (hCG) começa a circular pela corrente sanguínea da mãe

    Dia 9: O desenvolvimento fetal continua e os níveis do hormônio hCG continuam aumentando

    Dia 10: O desenvolvimento fetal continua e os níveis de hCG continuam aumentando

    Dia 11: Os níveis de hCG já são suficientemente altos para se detectar a gravidez pelo exame de sangue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani, tudo bem?? Agradeço muito a sugestão, tem umas coisas que devem ser corrigidas na tabela. Vou preparar esse post e em breve coloco aqui no blog! abraço

      abraço

      Excluir
    2. Dani, tudo bem?? ja fiz uma postagem relacionado a isso voce viu? abraço

      Excluir
    3. Bernardo, Amei o post. Parabéns por esse trabalho lindo!!!
      Abs

      Excluir
  3. Muito Legal Bernardo!!! Você ajudou muuuito!!! Agradeço a Deus por existirem profissionais assim! Parabéns!. bjs. Patrícia.

    ResponderExcluir
  4. Olá,gostava sabres já tem a tabela depois de transferência?
    Cumprimentos
    Carmem Torrado

    ResponderExcluir
  5. Ola. Um embriao com 5 células no D2 e com apenas 5% de fragmentação é bom? Que

    ResponderExcluir
  6. Ola, gostaria da sua opniao sobre meu caso, so tive 1 embriao de 5 celulas que foi transferido no terceiro dia com uns 30% de fragmentacao, quais as minhas chances Bernardo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anadele, desculpe não ter respondido antes. Me conta, qual foi o resultado? Está gravida? abraço

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. ola boa tarde,minha esposa fez ontem a fiv e ela esta com muita tosse,sera que isso prejudica os embrioes que possam sair derivado a pressao da tosse,alguem me ajude e que estamos muito nervosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Thiago, fiquem calmos! Não existem estudos científicos que comprovem que a tosse expulsa os embriões. Fale com seu médico para saber qual medicação pode tomar para tratar essa tosse. Abraço

      Excluir
  9. muito obrigado
    ja é um alivio
    estávamos com muito medo
    diga me uma coisa a minha esposa pos dois embriões um de qualidade b e um c,será que e bom ou nem por isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha fé, agora é questão de esperar e torcer para que os embrioes continuem seu desnvolvimento e implantem no útero!! Não existe uma matemática exata a respeito do assunto! Para Deus nada é impossível!! abraço

      Excluir
  10. obrigado pela força e que deus continue a lhe dar muita sabedoria,no relatório aparece embriões diplóides o que significa isso

    ResponderExcluir
  11. olá tenho uma super dúvida.tranferimos dois embriões de 3dias um morula e outro co. 12 células.eles são bons? com 3 dias pode u. embrião se de 12 células e o outro morula?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lidiane, isso pode acontecer sim, pois depende da hora em que foram fertilizados e depois transferidos!! tenha fé!! Tudo vai dar certo!!! um abraço

      Excluir
  12. Olá gostaria de entender porque o embrião fragmenta? Tem a ver com o fato do óvulo estar prejudicado? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Juliana, me desculpe pela demora na resposta!
      Vou tentar te explicar de uma forma simplificada.. fragmentação do embrião está relacionada ao metabolismo do embrião e seria uma espécie de "lixo" que o embrião produz, para não ficar isso dentro da célula, acaba liberando isso nos fragmentos... ou seja, embrião com maior fragmentação, pode estar relacionado com falhas de metabolismo.... Essa é uma das explicações, mas a ciência ainda estuda esses mecanismos.

      abraço

      Excluir
  13. Boa Tarde! Gostaria de saber a classificação dos meus embriões, mas já adianto q minha terceira tentativa realizada em novembro/2016 não deu certo. Obrigada! Segue a foto abaixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Karina, tudo bem? não consegui ver as fotos.. se quiser pode mandar para meu e-mail: bernardorlm@gmail.com

      Me conte mais detalhes sobre suas tentativas e tentarei ajudá-la no que for possível para alcançar a gravidez! O caminho não é fácil, mas só consegue quem persiste!!!

      um abraço

      Excluir
  14. Bom dia! Fiz a transferência ontem de dois embrioes congelados, que após o processo de descongelamento ficaram com classificação 2I;II e 6I. Os embriões foram congelados no tericeiro dia. Existe chances de implantação para os dois embriões??? Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite!
    Fiz minha captação no final de abril.
    Tenho 42 anos,sou laqueada,baixa reserva e só 1 ovário.
    Consegui somente um óvulo,que se desenvolveu e virou um blasto 4CC
    Qual sua opinião sobre a classificação do meu embrião?
    Vou transferir em junho.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Ola boa noite, tem potencial esses embriões para transferencia - Blasto 3CB e Blasto 2

    ResponderExcluir
  17. Ola boa noite, tem potencial esses embriões para transferencia - Blasto 3CB e Blasto 2

    ResponderExcluir