Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Biomedicina e Medicina Veterinária, especialista em Reprodução Humana. Trabalho como embriologista desde 2004, tendo atuado nos maiores Centros de Reprodução Humana da América Latina, com experiência de mais de 5000 casos. Recentemente tive mais um grande motivo para amar e me dedicar ainda mais a minha profissão com o nascimento do meu filho. É um sentimento que desejo para todas as pessoas no mundo e o que eu puder fazer para ajudar aqueles que querem engravidar eu farei. Sendo assim o objetivo desse Blog é de ajudar e informar casais que tem dificuldade de engravidar além de compartilhar novidades e conhecimento com pessoas das áreas da saúde.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Relato de Caso: Casos em Curitiba - PGD

Bom dia Gente, tudo bem? Como passaram o final de semana?

Conforme falei no IG na sexta, fui chamado para realizar dois casos de biópsia embrionária para fazermos a avaliação genética dos embriões antes de serem transferidos. Compartilho com voces a história dessas duas pacientes que são interessantes.

Primeira paciente, tem 41 anos e está na sua segunda tentativa. Na primeira tentativa, ela fez o PGD dos embriões, de 6 embriões que ela teve 5 tinham alterações e o único saudável não teve um bom desenvolvimento até o dia da transferência. Mesmo assim foi transferido 1 embrião mas ela não engravidou. Dessa vez, ela teve 4 embriões biopsiados e 3 desses estavam alterados. Mas o embrião saudável estava com uma boa qualidade e foi transferido. Agora é rezar por ela, para que dê certo!!!



Segunda paciente, esse é um caso bem interessante pois a mãe é portadora de rim policístico e ela não deseja que seu filho tenha a mesma doença. Essa doença acomete 1 em cada 1000 pessoas, é causada por uma mutação nos genes PKD1 ou PKD2. Nesse caso então, fizemos uma avaliação dos embriões para detectar quais seriam portadores dessa mutação pois dependendo da mutação a chance dos filhos herdarem a doença chega a 50%. Foram biopsiados e analisados 9 embriões, seis embriões estavam alterados e 3 eram saudáveis. Foram transferidos 2 embriões em boa qualidade. Agora é rezar por ela também para que dê certo!!!


Amanhã falarei de uma outra técnica complementar e ainda essa semana ensinarei a voces como fazemos para classificar os embriões e voces entenderem o que é um embrião A, B, C ou D.

Abraço!! Boa semana!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário