Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Biomedicina e Medicina Veterinária, especialista em Reprodução Humana. Trabalho como embriologista desde 2004, tendo atuado nos maiores Centros de Reprodução Humana da América Latina, com experiência de mais de 5000 casos. Recentemente tive mais um grande motivo para amar e me dedicar ainda mais a minha profissão com o nascimento do meu filho. É um sentimento que desejo para todas as pessoas no mundo e o que eu puder fazer para ajudar aqueles que querem engravidar eu farei. Sendo assim o objetivo desse Blog é de ajudar e informar casais que tem dificuldade de engravidar além de compartilhar novidades e conhecimento com pessoas das áreas da saúde.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Técnicas Complementares: Criopreservação de Embriões

Oi Gente, tudo bem?? Um pouco tarde, mas segue a publicação de hoje. Dando continuidade a nossa série de técnicas complementares, a criopreservação de embriões é uma técnica fundamental em um laboratório de reprodução assistida pois nos permite congelar embriões de boa qualidade que sobraram durante um tratamento.

O avanço e desenvolvimento das técnicas de Reprodução Assistida e dos protocolos de estimulação ovariana, podem desencadear um alto índice de óvulos e pré-embriões nos tratamentos de FIV, ou seja, número acima do necessário para transferência.


Devido a isso foram desenvolvidos métodos responsáveis por manter esses pré-embriões armazenados e íntegros para um posterior tratamento, através do congelamento e armazenamento em nitrogênio líquido a uma temperatura de -196ºC.



Um programa de criopreservação tem como principal objetivo causar o menor dano possível no momento em que os embriões estiverem expostos a uma temperatura extremamente baixa e não-fisiológica. Durante o processo de criopreservação de embriões alguns fatores devem ser considerados, como: idade da paciente, quantidade e qualidade dos embriões criopreservados.

Os embriões são colocados nessas hastes

E depois são mergulhados diretamente no Nitrogênio Líquido a uma temperatura de -196ºC, pela técnica de Vitrificação. Por essa técnica a temperatura de resfriamento do embrião chega a -20.000ºC/min.



  Recomenda-se este procedimento quando durante o tratamento ocorrer embriões excedentes de boa qualidade, para utilizar em uma nova e futura tentativa de engravidar, poupando a paciente da estimulação ovariana e dispensando a necessidade de nova aspiração de óvulos e novos gastos com medicações. O tempo de armazenagem em nitrogênio líquido é indeterminado. A taxa de sobrevivência de embriões no descongelamento atualmente varia de 70 - 100% e a taxa de gravidez é um pouco inferior aos embriões a fresco, cerca de 35-40% de sucesso.


Um abraço!! Fiquem com Deus!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário