Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Biomedicina e Medicina Veterinária, especialista em Reprodução Humana. Trabalho como embriologista desde 2004, tendo atuado nos maiores Centros de Reprodução Humana da América Latina, com experiência de mais de 5000 casos. Recentemente tive mais um grande motivo para amar e me dedicar ainda mais a minha profissão com o nascimento do meu filho. É um sentimento que desejo para todas as pessoas no mundo e o que eu puder fazer para ajudar aqueles que querem engravidar eu farei. Sendo assim o objetivo desse Blog é de ajudar e informar casais que tem dificuldade de engravidar além de compartilhar novidades e conhecimento com pessoas das áreas da saúde.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Técnicas de Obtenção de Espermatozóides em pacientes Azoospérmicos

Olá gente, tudo bem??

         Quando o resultado de um espermograma aparece: AUSÊNCIA DE ESPERMATOZOIDES e se recebe o diagnóstico de AZOOSPERMIA, significa que voce não produz espermatozóides certo?!?! Errado! Esse diagnóstico significa que voce não possui espermatozóides no ejaculado, mas pode ser que produza uma quantidade pequena de espermatozóides, basta sabermos onde procurá-los. Por isso hoje explicarei métodos de obtenção de espermatozóides em casos de azoospermia.

          A primeira coisa que se deve saber ao receber um diagnóstico como esse, é que voce deve repetir esse exame em um local especializado em Reprodução Humana, pois os laboratórios convencionais muitas vezes utilizam um método automatizado para a  realização do exame que possui limitações. Em uma clínica especializada, quando não achamos espermatozóides no exame convencional utilizamos um método de lavagem e centrifugação da amostra, assim concentramos tudo que houver na amostra para fazermos uma nova avaliação. Através desse método, já consegui encontrar espermatozóides em muitos casos em que não encontraram nos laboratórios convencionais.

        Segue uma foto abaixo para ilustrar a anatomia dos sistema reprodutor masculino, para que entendam melhor o que explicarei abaixo:




E quando não achamos espermatozóides no ejaculado na clínica de Reprodução Humana? Irei focar somente nas técnicas de obtenção de espermatozóides para o tratamento da infertilidade e não nas causas e tratamentos da azoospermia.

As técnicas de obtenção de espermatozóides são baseadas em buscarmos direto na "fonte" onde são produzidos ou armazenados, nos testículos e epidídimos, respectivamente.

Para azoospermias obstrutivas, que são aquelas causadas por uma obstrução no canal deferente que conduz os espermatozóides do epidídimo (local onde os espermatozóides são armazenados) para a uretra, como nos casos de agenesia do canal ou pacientes vasectomizados. Nesses casos, utilizamos a técnica de  Aspiração Percutânea de Espermatozoide do Epidídimo - PESA. O PESA, consiste em uma punção aspirativa com agulha fina (tipo de insulina) do epidídimo para pegar os espermatozóides que houverem ali. Veja ilustração abaixo do PESA:




Nos casos de azoospermias obstrutivas temos praticamente 100% de chances de recuperarmos espermatozóides e utilizá-los na técnica de ICSI para injetá-los nos óvulos, em alguns casos de azoospermias que chamamos de secretoras, conseguimos encontrar espermatozoides por essa técnica. É uma técnica relativamente simples, não precisa de sedação fazemos apenas anestesia local geralmente.

E se não encontramos no PESA, o que fazemos?
Partimos para a "fonte" onde são produzidos os espermatozóides, nos testículos! Utilizamos a Aspiração Percutanea de Espermatozoide dos Testículos - TESA. No TESA, usamos uma agulha mais grossa pois o objetivo é aspirar túbulos seminíferos dos testículos, pois dentro desses túbulos podemos encontrar os espermatozóides. 





Muitas vezes encontramos espermatozóides ainda imaturos, que estão terminando de serem formados, mas mesmo esses espermatozóides podem ser utilizados para fertilizar o óvulo através da técnica de ICSI. Entretanto, a taxa de fertilização com os espermatozóides imaturos é um pouco mais baixa e pode afetar um pouco a qualidade de alguns embriões, mas se a mulher conseguir ter um bom número de óvulos a chance de ter bons embriões para transferir é grande. A punção do testículo pode ser feita com uma anestesia local em toda a região e em casos de homens com alta sensibilidade para dor, recomendo a sedação.




E se não encontramos no TESA, tem mais alguma coisa que possa ser feita?
Sim!!! Ainda existe mais uma técnica que pode ser utilizada, é a Micro-TESE. Essa é uma técnica cirúrgica e invasiva, em que o paciente toma uma sedação geral e o médico cirúrgicamente chega até os testículos, com o auxílio de uma lupa consegue enxergar e retirar os túbulos seminíferos mais "gordinhos" e vascularizados que são mais propensos a encontrarmos espermatozóides. Há quem diga que se não encontrar no TESA não encontra na Micro-TESE e há quem diga o contrário. Eu acredito que a Micro-TESE é eficaz, inclusive participei de um estudo que em 2008 foi publicado em uma revista internacional, que encontramos espermatorzóides em 66% dos casos que foram para micro-tese com excelentes resultados de gravidez. Os espermatozóides encontrados, possuem as mesmas características do TESA e podem ser injetados pela técnica de ICSI.




As técnicas de TESA e Micro-TESE, são técnicas muito utilizadas nos casos de azoospermias secretoras ou não obstrutivas, que são aquelas em qua há uma deficiência da produção dos espermatozóides e representam 70% dos casos de azoospermia.  As causas desse tipo de azoospermia são variáveis: alterações hormonais, alterações testiculares, criptorquidismo, alteração genética, infecciosa, pacientes que fizeram quimioterapia ou radioterapia; ou sem causa aparente.

 E se não encontrarmos na Micro-TESE, ainda é possível engravidar???
Sim!!! Utilizando espermatozóides de doador. Esse é um tema que quero abordar com cautela e dedicarei um único post para conversarmos a respeito.

Se quiser saber sobre uma possível causa de azoospermia, leia mais em: http://www.embryoforlife.blogspot.com.br/2014/03/infertilidade-masculina-fatores.html
http://www.embryoforlife.blogspot.com.br/2014/02/infertilidade-masculina-alteracoes.htm
http://www.embryoforlife.blogspot.com.br/2014/02/infertilidade-masculina-varicocele.html

Por hoje é isso pessoal!!! Qualquer dúvida estou sempre a disposição, respondo todos os e-mails. 

Um Abraço!! Fiquem com Deus!

5 comentários:

  1. Boa tarde. Muito interessante a matéria. Mês passado eu e meu esposo fizemos uma FIV porque meu marido tem 20 anos de vasectomia. Fiz todo o tratamento e na hora da punção descobrimos que meu esposo não tinha espermatozóides. Depois de 15 agulhadas nos testículos o médico consegui 13 espermatozóides imóveis. A embriologista deu um choque neles e 6 fecundaram. Infelizmente tivemos 2 embriões que foram implantados mas não consegui a tão sonhada gravidez. Dessa experiência fica que todos os homens devem fazer a punção diagnóstica primeiro para evitar esse tipo de susto. Agora meu esposo já foi ao urologista que pediu mudanças de comportamento com alimentação, bebidas, cigarro e atividades físicas. Na próxima tenho fé que vai dar certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Carine, tudo bem?? Obrigado pela mensagem! Concordo com voce, deve-se sempre fazer a punção diagnóstica primeiro, pois pode acontecer isso mesmo que aconteceu com voces. Muitas vezes, o médico já vai confiante que o problema é só a vasectomia e que o resto está normal, mas acaba esquecendo que vários outros fatores podem influenciar na produção dos espermatozoides. Outra coisa que conta bastante nas punções é a experiencia do médico. Fala para seu marido melhorar os hábitos e existem algumas vitaminas que auxiliam na melhora do semen, depois de uns 3 meses peça para ele fazer uma nova punção diagnóstica.Vai me dando notícias e na próxima vai dar certo!!! Abraço

      Excluir
  2. Olá tudo bem graças a Deus. Já fomos ao urologista e depois dos exames feitos vamos ver o que o médico irá passar de medicação. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. A propósito, Parabéns pela postagem! A explicação está numa linguagem simples, ilustrativa e didática. Vc é brilhante! Consegui entender e esclarecer minhas dúvidas com facilidade. Muito obrigada pela sua generosidade em compartilhar esse conhecimento e pelo q li você até responde as perguntas! Que Deus lhe recompense por esse gesto tão bonito e altruísta! Isso é muito raro no ramo da medicina e afins. Tá todo mundo muito desumano, só visam lucro, principalmente qdo o assunto é Fertilizacao (sem lei regulamentadora, terra de ninguém), alguns esqueceram completamente o juramento q fizeram.
    Estou iniciando um processo de FIV. Até fui numa clínica, mas não me deram essa explicação, e devido a minha idade fiquei com a sensação q me passaram o tratamento mais caro q tinha, e como sou nova nisso nem sabia como argumentar e o q perguntar, agora que as dúvidas estão surgindo e pra minha sorte encontrei essa página.
    Me ajudou bastante! Mais uma vez, parabéns, ótima explicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Sueli!! Qualquer duvida fico a disposição para ajudar! Boa sorte!

      Excluir