Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Biomedicina e Medicina Veterinária, especialista em Reprodução Humana. Trabalho como embriologista desde 2004, tendo atuado nos maiores Centros de Reprodução Humana da América Latina, com experiência de mais de 5000 casos. Recentemente tive mais um grande motivo para amar e me dedicar ainda mais a minha profissão com o nascimento do meu filho. É um sentimento que desejo para todas as pessoas no mundo e o que eu puder fazer para ajudar aqueles que querem engravidar eu farei. Sendo assim o objetivo desse Blog é de ajudar e informar casais que tem dificuldade de engravidar além de compartilhar novidades e conhecimento com pessoas das áreas da saúde.

terça-feira, 11 de março de 2014

Tratamentos: Coito Programado

      Bom dia gente!! Tudo bem??

      Darei início hoje em uma série de temas que considero de extrema importância para quem tenta engravidar, é sobre os tipos de tratamentos que temos hoje. Infelizmente tenho visto muitos casos de tratamentos mal indicados, por exemplo quando a paciente deveria fazer uma FIV o médico está fazendo Inseminação Intrauterina e vice-versa dentre outros erros.

     Com essa série quero esclarecer para todos que buscam a gravidez, que se o tratamento for bem indicado de acordo com o fator de infertilidade, as chances de sucesso são melhores e nem sempre o tratamento que é mais barato ou o mais caro é que serão os mais efetivos. Então não se engane com a seguinte situação: a FIV é muito cara então farei a Inseminação mesmo que é mais barata!! Vejo muito isso!! Não adianta! Vale a pena juntar um dinheirinho a mais, pois o que voce gastará com 3 Inseminações, voce faz uma fertilização in vitro e poderão ver nessa série que a taxa de sucesso na FIV é maior que as 3 inseminações juntas.

    Falarei hoje sobre o tratamento mais simples e mais barato que tem: Indução da Ovulação com Coito Programado.

     A Indução da Ovulação com Coito programado é uma alternativa simples e de baixo custo, indicada principalmente quando há irregularidades no ciclo menstrual e falhas de ovulação por fatores simples, no entanto a análise seminal do homem deve ser normal e não pode haver problemas tubários na mulher que impeçam a chegada do espermatozóide até o óvulo. Em casos de miomas uterinos que impedem a implantação do embrião no útero, devem ser retirados antes desse tratamento. 




    Para a realização deste “namoro programado”, é necessária a realização de uma estimulação ovariana leve com uso de hormônios, que será controlada por exames de ultrassonografia. Dessa forma o médico saberá o dia correto da ovulação. É imprescindível que se tenha relações sexuais no período considerado mais fértil do ciclo menstrual que será avisado pelo médico. E então é rezar para os espermatozóides encontrarem com o óvulo e formar um embrião que deverá se implantar no útero. Se não menstruar nos próximos 15 dias, isso pode ser um bom sinal e seu médico te pedirá o exame de Beta-hCG para ver se engravidou ou não.

       Atenção: Esse tipo de tratamento não é  o mais recomendado para pacientes com 37 anos ou mais, sendo contra-indicado para pacientes com mais de 40 anos e se tiver 35 anos  dentro do grupo de fatores que mencionei acima faça uma tentativa no máximo! Recomendado para pacientes mais jovens com os fatores mencionados acima.


    As taxas de sucesso dessa técnica são de 15% por tentativa aproximadamente, se aproximando da taxa natural mensal.


      Amanhã falarei sobre Inseminação Intra Uterina!!!


Abraço, fiquem com Deus!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário