Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Biomedicina e Medicina Veterinária, especialista em Reprodução Humana. Trabalho como embriologista desde 2004, tendo atuado nos maiores Centros de Reprodução Humana da América Latina, com experiência de mais de 5000 casos. Recentemente tive mais um grande motivo para amar e me dedicar ainda mais a minha profissão com o nascimento do meu filho. É um sentimento que desejo para todas as pessoas no mundo e o que eu puder fazer para ajudar aqueles que querem engravidar eu farei. Sendo assim o objetivo desse Blog é de ajudar e informar casais que tem dificuldade de engravidar além de compartilhar novidades e conhecimento com pessoas das áreas da saúde.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Tratamentos: Inseminação Intrauterina (IIU)

Bom dia a todos!!

Continuando a série sobre tratamentos, falarei hoje sobre a técnica de inseminação intrauterina (IIU), quando está indicada? Taxa de sucesso?

A Inseminação Artificial é um procedimento relativamente simples e rápido, por ser indolor é realizado sem anestesia e muitas vezes realizada no próprio consultório médico. Esta técnica é indicada quando há leve alteração na concentração ou motilidade dos espermatozóides, por exemplo uma concentração inferior a 5 milhões ou uma motilidade inferior a 25-30% não são indicações de IIU. A principal indicação relacionada ao fator feminino decorre de distúrbios ovulatórios leves, corrigidos durante a indução medicamentosa da ovulação. Também é indicada quando o muco cervical se “torna hostil” aos espermatozóides, devido a alteração do pH ele acaba matando os espermatozóides ou alteração na viscosidade que impede a entrada dos espermatozóide no útero.

A técnica de IIU é subseqüente a uma prévia estimulação ovariana por hormônios para a obtenção de 3 folículos no máximo, aumentando  assim a chance de gravidez. Faz-se o acompanhamento do crescimento dos folículos e no momento que estão grandes induz-se a ovulação, assim sabemos o momento exato da ovulação e programamos a inseminação para esse momento. 

No dia da inseminação, o homem colhe o sêmen e no laboratório realizamos o processo de capacitação espermática em que selecionamos o maior número possível de espermatozóides competentes e de melhor qualidade, ou seja, aqueles que apresentam chances maiores de chegarem e fertilizarem o óvulo. Com o auxílio de um cateter (veja figura abaixo) estes espermatozóides são injetados com uma seringa no interior do útero, assim ultrapassamos a barreira existente do colo uterino, facilitando assim o caminho para o interior das tubas uterinas e para a fertilização do óvulo.

Exemplo do catéter utilizado na IIU

Técnica de Inseminação Intrauterina, injetamos os espermatozóides direto no útero


Após a inseminação, a paciente permanecerá em repouso cerca de 30 minutos no consultório, não sendo necessário, qualquer outro cuidado após este período. A partir do dia da inseminação as relações sexuais deverão ser reiniciadas ao ritmo habitual. Depois disso é só rezar para o espermatozóide chegue e fertilize o óvulo, forme um embrião bem bonito e este se implante no útero.

        Se isso acontecer, ficamos todos felizes e em breve começará a aparecer uma barriguinha linda...


     As taxas de sucesso com essa técnica, quando bem indicadas podem chegar a 30% de sucesso!! Técnica eficiente para pacientes mais jovens (até 34 anos) com fatores leves de infertilidade. Se voce já fez 2 ou no máximo 3 inseminações e não deu certo, não perca mais tempo e utilize uma técnica mais sofisticada com mais chances de sucesso que falarei amanhã a respeito: a Fertilização In vitro!!!


Grande Abraço!!! Fiquem com Deus!




3 comentários:

  1. Já estou na segunda tentativa da OU e não respeitam este repouso de 30 minutos somente 10 minutos e só acredito que isto possa estar me prejudicando.
    O que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Josué, tudo bem? Este período de repouso não é um fator primordial ao sucesso do tratamento. Há diversos estudos que compararam a influencia do tempo apos a inseminação e também em relação a transferencia dos embrioes e verificaram que não há muita diferença entre 10 minutos e 30 minutos de repouso. Vale lembrar que as chances de sucesso com a Inseminação Intrauterina são mais baixas mesmo quando comparadas com a Fertilizaçao in vitro. Converse com seu medico sobre alternativas mais efetivas para o sucesso! um abraço

      Excluir