Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Biomedicina e Medicina Veterinária, especialista em Reprodução Humana. Trabalho como embriologista desde 2004, tendo atuado nos maiores Centros de Reprodução Humana da América Latina, com experiência de mais de 5000 casos. Recentemente tive mais um grande motivo para amar e me dedicar ainda mais a minha profissão com o nascimento do meu filho. É um sentimento que desejo para todas as pessoas no mundo e o que eu puder fazer para ajudar aqueles que querem engravidar eu farei. Sendo assim o objetivo desse Blog é de ajudar e informar casais que tem dificuldade de engravidar além de compartilhar novidades e conhecimento com pessoas das áreas da saúde.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Obesidade x Infertilidade Feminina

Olá Gente, tudo bem??

O tema de hoje é Obesidade!! Como se já não bastasse os males suficientes que essa doença causa no organismo afetando diversos sistemas, ela afeta também a fertilidade!! E as notícias não são boas...

A obesidade é cada vez mais crescente no mundo, por uma série de fatores como: a mudança de hábitos, sedentarismo, aumento da ingestão calórica, invenção do controle remoto, celular, computadores e etc....rs A verdade é que nossos hábitos de uma maneira geral são nocivos para nosso organismo e nos tornam cada vez mais preguiçosos. A busca por facilidades ao longo do tempo colaborou e ainda colabora para a obesidade, o que é mais fácil andar 10km a pé ou ir de carro ou moto??? é mais fácil comprar e preparar o frango e uma salada ou ir a um fast-food??? Fato é que diversos estudos tem relacionado a obesidade como um importante fator de infertilidade.

Atualmente, nos Estados Unidos e Europa, cerca de 60% das mulheres estão obesas ou com sobrepeso, 35% estão em seu peso ideal e 5% subnutridas. Um estudo realizado no Reino Unido em 2007, avaliou 36.821 mulheres jovens com idade entre 24-28 anos e detectou que a taxa de obsidade em 1990 era de 9,9%, em 2004 aumentou para 16% e em 2010 fizeram uma estimativa de 22% de mulheres jovens obesas. Hoje essa taxa ja deve ter passado os 25%. Isso é muito grave!

No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde a obesidadae atinge cerca de 30% das mulheres im idade fértil. Mulheres obesas, possuem 3 vezes mais chances de terem infertilidade e de engravidarem naturalmente ou por fertilização in vitro do que pacinetes não obesas.

A função reprodutiva é comprometida em pacientes obesas pois está relacionada a disfunções menstruais levando a uma alteração na frequencia das menstruações (oligomenorréia), anovulação e sangramento uterino atípico. Mesmo entre as mulheres com ciclos regulares, a taxa de fecundidade tem se mostrada reduzida. Adicionalmente, há um aumento nas taxas de complicações na gravidez de pacientes obesas apresentando hipertensão gestacional, preeclampsia, diabetes gestacional, hemorragia pós-parto e macrossomia fetal.



A paciente obesa acaba desenvolvendo características parecidas com as pacientes com Síndrome dos Ovários Policísticos. Os hormônios reprodutivos, são hormônios que chamamos de esteróides e esses hormônios possuem uma certa afinidade pelo tecido adiposo do organismo, sendo assim, os hormônios que deveriam agir no ovário e no útero acabam se "perdendo" em meio ao tecido adiposo abundante e não executam a função que deveriam.

Esse fato é nítido quando pacientes obesas nos procuram para tentar engravidar. Essas pacientes precisam usar muito mais medicação e produzem poucos óvulos, pois os hormônios se perdem e não conseguem chegar até os ovários.  Alguns estudos relacionam que o excesso de gordura podem afetar inclusive, a qualidade dos óvulos e embriões. Com uma má resposta ovariana, óvulos e útero de má qualidade, há uma maior incidência em falhas de implantação do embrião e maior taxa de abortamento em pacientes obesas quando comparadas com não obesas.




Não é recomendado que procure tratamento de infertilidade com sobrepeso ou obesa, o ideal e o que mais provavelmente irá ouvir é que deve fazer uma dieta e perder peso. Boa notícia, é que cerca de 70% das pacientes que emagrecem acabam retomando as funções ovarianas e engravidam naturalmente. 


Saiba como medir o seu Índice de Massa Corpórea (IMC) e veja se está obesa ou não:

O IMC é um parâmetro utilizado internacionalmente para classificar o peso ideal de uma pessoa. É calculado pela fórmula abaixo: 




 

Pegue agora o resultado dessa conta e veja na tabela abaixo a sua classificação:








 Abraços!!! Fiquem com Deus!!

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário